Contribuições para uma Política Cultural (2002)

 

livros-cult“Contribuições para uma política cultural” representa a tentativa de reunir em um livro alguns momentos relevantes da minha vida, dedicados aos embates da cultura, máxime ao estudo, à administração e ao planejamento de estratégias e ações concretas nessa área existencial das sociedades humanas.

Não pretendia falar de mim, mas acabei fazendo-o, posto que é difícil separar o indivíduo, dos feitos por ele vividos. Fi-lo, contudo, com prudência. Ao invés de contar histórias, deixei que os eventos falassem por eles mesmos. Reuni palestras, discursos, relatos e projetos de cultura feitos em meio século e deixei que tais documentos atuassem, como elemento de prova, posto que (Nulla est maior probatio quan evidentia rei” (Não há maior prova que a evidência da coisa)[…]

O que apresento nesse livro, concebi sozinho de maneira intuitiva, ora auscultando exemplos concretos, ora analisando-os, apoiado por instrumental teórico que no momento julguei apropriado; testemunhei as angústias de inúmeros companheiros, de coletividades com as quais compartilhei momentos inesquecíveis; consultei obras de mestres que me abriram os olhos e a mente para questões que até então me pareciam incompreensíveis.

Neste livro, não reuni todos os meus momentos na lide culturais. Apenas os que julguei adequados ao projeto editorial…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *